Exposição – A biblioteca à Noite

Resultado de imagem para biblioteca a noite sesc

A exposição foi concebida por Robert Lepage e sua companhia ExMachina, baseada na obra do mesmo nome do escritor Albert Manguel. No Brasil em São Paulo está disponível para visitação de forma gratuita  no Sesc Paulista.

A amostra oferece uma cenografia física da Biblioteca do escritor Albert Manguel, localizada na  França  e virtual por meio de 10 famosas bibliotecas ao redor do mundo. Proporcionando uma experiência visual e sonora nos dois formatos.

A primeira sala é o espaço físico da Biblioteca de Manguel, espaço totalmente introspectivo, com janelas rusticas, som ambiente e barulho de chuva. No local também é possível localizar exemplares ilustrativos de grandes obras da literatura universal.

Já na segunda sala, a floresta possui uma série de mesas enfileiradas com óculos 3D 360 ° VR.  Ao usar o equipamento o visitante é  transportado virtualmente para a floresta que dá passagem para 10 bibliotecas; Biblioteca da Abadia de Admont na  Áustria, Templo de Hase Dera, Biblioteca de Nautilus,Biblioteca Nacional de Saravejo, Biblioteca de Alexandria, Biblioteca de Alexandria, Biblioteca de Vasconcelos na cidade do México, Biblioteca da Universidade Copenhague, Biblioteca do Parlamento de Ottawa, Biblioteca de Sainte- Geneviève em Paris e a Biblioteca do Congresso Americano em Washington.

Resultado de imagem para livro biblioteca a noite

A realidade virtual traz uma sensação de pertencimento a aqueles lugares, principalmente aos apaixonados pela literatura.

Quem leu a obra de Albert Manguel vai recordar as bibliotecas citadas no livro e quem ainda não leu o livro fica com mais curiosidade ainda de ler.

Resultado de imagem para livro biblioteca a noite

 

 

 

 

A exposição está em cartaz até o dia 10\02\2019 no Sesc Paulista

por gabriel