Resenha: Vaticinium – Cativos do Amanhã

Nome: Vaticinium – Cativos do Amanhã

Autor: Cristiano Martins de Oliveira

Editora: Chiado

Nota:

Onde comprar: 

Livro físico: Chiado

Livro digital (e-book): Amazon

Sinopse: “A casa de Deus, a casa que Ele nos deu, a casa que Ele criou e pediu para que cuidássemos, crescêssemos e multiplicássemos foi arruinada. Falhamos em muitos pontos. Eis que o machado está posto ao tronco. Vemos com nossos próprios olhos muitos prodígios e se os vissem não seriam confundidos também os apóstolos? Constantes Luas de Sangue e super-Luas puderam ser observadas durante muitas noites. Noite passada uma chuva de meteoros pôde ser vista nos céus da Itália. O ar está poluído nas grandes capitais, a água está escassa em muitos lugares, já não existem mais tantas florestas, a vida é pouco valorizada desde a sua concepção até a derradeira hora. Existem vários flagelos deixados pelas alterações climáticas no mundo todo: terremotos, furacões, vulcões ativos e em lugares que não eram comuns. Pois bem, irmãos e irmãs…”

 

Minha opinião: Uma obra diferente de tudo que já li, com uma série de reflexões sobre a sociedade e as relações humanas, com questões políticas, sociais e religiosas se duelando. Além de ter enfase em teor crítico severo aos extremismos.  Na obra ainda o autor expõe  supostas previsões e análises do futuro da sociedade em um contexto criado entre os  anos de 2090.

Questões de movimentos sociais, rivalidade entre nações. Um dos grandes centros da história é a disputa eleitoral da presidência dos Estados Unidos entre Domiciano e Ester, candidatos com ideologias políticas opostas em que o resultado da votação acaba tendo influências notórias no desenrolar de toda a trama.

Um grande  destaque  do livro é para Jonas  e Tabita, personagens de extrema importância para a trama e que se envolvem direta e indiretamente em ocorridos. Reviravoltas, tensões e mudanças. A história em si traz diversas metáforas do futuro, presente, passado e como tudo está interligado e as consequências impactantes na sociedade.

As analogias não podem fugir do imaginário do leitor, ainda mais se formos olhar o contexto Brasil e de polarização que se instaurou desde 2018.

Confira também:

Saiba mais sobre o autor

Instagram do autor

Facebook do autor

Entrevista com o autor no Good Vibes no ar nos dias 17 e 24 de setembro\2020

Para ouvir: radiosudeste.com.br\ apple store: radiosnet\ googleplay: radiosudeste

posteriormente disponibilizado no Apple Podcast e Spotify

 

por gabriel