O Segredo da Dinamarca

O segredo da Dinamarca: Descubra como vivem as pessoas mais felizes do mundo eBook: Russell, Helen: Amazon.com.br: Loja Kindle

Nome: O Segredo da Dinamarca

Autora: Helen Russel

Editora: Leya

Nota:

Sinopse oficial: Descubra o segredo da felicidade e leve a Dinamarca para a sua casa A Dinamarca está entre os países mais felizes do mundo, e isso não se deve somente às boas condições de vida que o Estado proporciona a seus cidadãos. Na verdade, os dinamarqueses seguem alguns hábitos bem simples que os ajudam a aproveitar melhor os bons momentos e a viver em harmonia com os outros, a natureza, e com eles mesmos. Agora, o segredo de uma vida mais plena está a seu alcance, e você não precisa se mudar para o outro lado do mundo para desvendá-lo. Em O segredo da Dinamarca, Helen Russell investiga as razões de tanta felicidade e as sintetiza em dez passos que podem ser facilmente seguidos em qualquer lugar do globo. Confiar mais nos outros, arrumar um ambiente agradável, mexer o corpo, brincar, são apenas algumas das dicas dinamarquesas para uma vida muito mais agradável. Descubra você também que a felicidade é um processo que pode e deve – ser praticado. Assim, mesmo que longe da realidade da Dinamarca, todos nós podemos aprender a viver um pouco como seu povo, simplesmente, e de forma mais feliz.

Minha opinião: Já faz alguns anos que conheci a obra, mas sempre adiava a leitura, até que no ano passado comecei a ler no Kindle e entre indas e vindas acabei finalizando. A  temática felicidade sempre esteve rondando os meus pensamentos, tanto que acabei colocando uma pauta sobre junto com outras dentro do piloto de programa de TV que realizei no meu trabalho de TCC de jornalismo. Na ocasião usei a obra ” Os Quase Completos” do Felippe Barbosa, autor que também flertou com o assunto em seu livro.

Quando eu descobri que a Dinamarca foi eleito o país mais feliz do mundo e o livro da Hellen abordava esse assunto logo fiquei muito interessado.

“O Segredo da Dinamarca” é um livro reportagem muito pessoal e quase autobiográfico que traz um mergulho enorme na cultura dinamarquesa, extremamente rico de detalhes e informações. Qualquer leigo sobre o país vai se sentir um imigrante, assim como a personagem e o seu marido que é denominado de “Lego Man”. Os dois saem de Londres para viver uma experiência na Dinamarca, graças a oportunidade de trabalho  que o fã de Lego recebe da empresa.

Conhecer os hábitos e as tradições dos também chamado de Vikens é um misto de reações de “White people problems” e de choques culturais inimagináveis.

Direitos iguais, oportunidades, bem-estar-social são características que construíam a vontade de  querer mudar para lá imediatamente, mas por outro lado percebi que a felicidade é muito particular e os critérios são pessoais.

Separei algumas quotes do livro para vocês conhecerem sobre as características culturais da Dinamarca e dos dinamarqueses;

– “Ensinamos as crianças a pensar e decidir por si mesmas não apenas para passarem nas provas”

-” Mulheres representam mais de 40% do Parlamento dinamarquês”

– Aborto legalizado em 1973

– “Meninos e meninas são tratados de forma igual e têm as mesmas oportunidades na escola”

-Dinamarqueses fumam muito! 14 mil mortes por ano pelo uso de cigarro no país.

– Igualdade de renda contribui para a felicidade

– País pensa o tempo todo no bem-estar-social

-Sindicato informou que mulheres são questionadas em entrevista de emprego sobre desejo de engravidar e existem relatos de funcionárias que foram demitidas por realizarem fertilização in vitro.

Essas foram algumas curiosidades sobre a Dinamarca, que mesmo sendo o país mais feliz do mundo é marcado por contradições.

 

por gabriel