
Nome: O Ouvidor do Brasil – 99 vezes Tom Jobim
Autor: Ruy Castro
Editora: Companhia das Letras
Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
Sinopse: Em 99 crônicas recheadas de informações e histórias de bastidores, Ruy Castro revela o lado humano, crítico e mordaz do fascinante e plural Tom Jobim.
Tom mudou a história da música brasileira com a bossa nova e suas canções, que influenciaram pelo menos duas gerações de compositores.
Minha opinião:
Um livro imperdível para quem é fã da Bossa Nova, do Rio de Janeiro, da literatura, do meio ambiente, da música. E do Tom Jobim. Ruy Castro traz em sua escrita elementos fluídos que deixam a nós leitores uma impressão de estarmos conversando com ele sobre todos esses assuntos que a Tom sempre interessou.

A obra não tem compromisso com a cronologia, o que deixa tudo ainda mais interessante e sem regras. É um retrospecto bonito sobre a vida do artista com ligações sobre momentos mais atuais do Brasil.
O autor também faz diversas reflexões a cerca de assuntos relacionados a indústria musical, política e meio ambiente.
Para quem como eu que já é fascinado pela obra do responsável por Wave, Águas de março, Correnteza, Corcovado e muitas outras canções da excelente safra da música brasileira vai te deixar ainda mais encantado com a genialidade do autor dessas obras.
Os destaque com certeza ficam para a relação de Tom com o meio ambiente. Ele foi pioneiro em abordar essa temática. Em qualquer oportunidade que ele tivesse seja em sua obra ou em entrevistas ele falava sobre o meio ambiente, o desmatamento, tudo isso em uma época que não se falava sobre isso de forma alguma.

O Ruy vai trazer uma reflexão sobre como o piano foi perdendo espaço ao longo dos anos. As histórias de intérpretes vs compositores. Amizades e rivalidades.
É muita história com riqueza de informações, ao mesmo tempo, com leveza
