Nome : O Noviço
Autor (a) : Martins Pena
Editora : Ateliê Editorial
Nota :
Sinopse :
Onde Comprar : http://oferta.vc/2RCH ( Saraiva )
http://oferta.vc/2RCN ( Submarino)
Diferentemente da poesia e do romance romântico de seu tempo, ele não tratou de modo idealizado as questões da nacionalidade, mas focalizou a sociedade do Segundo Reinado naquilo que ela tinha de inocência e ridículo.
O dramaturgo soube apresentar com graça e simplicidade as intrigas triviais da vida de roceiros, viúvas assanhadas, juízes corruptos, moças casadouras, enfim, espelhava no palco, por meio de tipos caricatos, o cotidiano conhecido do público.
E, nesse espelhamento bem- humorado, punia os maus, premiava os bons, satirizava os poderosos e colocava em prática a ideia já antiga de que é rindo que se corrigem os vícios e se aperfeiçoam as virtudes. O Noviço é uma dessas comédias de costumes que, sem rodeios ou sofisticações nas falas e nas situações, apresenta a história de Carlos, rapaz endiabrado, que é enviado a um convento por decisão de sua tia e tutora. Não tendo vocação para a vida religiosa e apaixonado pela prima Emília, Carlos foge do convento e se dedica a desmascarar o ambicioso Ambrósio Nunes, segundo marido de sua tia.
Minha Opinião :
O Clássico de Martins Pena , deu muito certo para mim , uma peça rápida , curta , fácil. Com uma história que tem características de outra época , facilmente se encaixa aos padrões atuais da sociedade .
O que é comum nas obras de Pena , sempre com personagens de trejeitos e caricatos , temos o atentado Carlos , que só quer ter a oportunidade de ser livre e fazer o que bem entende , mas é pressionado pelo marido da Tia a virar frade e a frequentar um convento , Carlos que foge totalmente dos estereótipos de um convento , não vai acabar se dando bem no local e acabará entrando em várias desavenças.
Temos também a inocente e viuvá Florência que é muito tapada é apaixonada pelo recente marido Ambrósio que tem todas as características do homem pilantra
Olha me irritei com várias partes da história , mas tive consciência e compreendi as razões para cada segmento da obra.