Muitas vezes as pessoas pensam que literatura infantil é somente para crianças. Por mais que os autores do gênero possam criar essas obras direcionadas a esse público, não é incomum também o público adulto se conectar com as obras. Além de pais e educadores que porventura terão acesso ao material, até mesmo para fazer a ponte até a criança. Os adultos também podem aprender, se emocionar e se envolver com esses livros.
A escritora Karla Carvalho é uma dessas autoras que conseguem fazer esses livros que se entrelaçam com todos os públicos. Recentemente tive a oportunidade de ler cinco títulos publicados pela autora. Vou compartilhar eles aqui com vocês:

Título: Casulos
Sinopse:
Nina é uma menina que teve sua vida virada de cabeça para baixo. Nina sentia um furacão de emoções e não sabia bem como lidar com elas e as mudanças que aconteciam ao seu redor, então ela construiu um casulo, um refúgio de cobertores, almofadas e tudo que ela mais gostava, para se sentir segura e lidar com seus sentimentos. Apesar de o casulo ser um lugar bem confortável, Nina sabia que teria que se permitir criar asas para continuar sua história. Esse livro fala sobre mudanças, sentimentos e transformações, e te convida a olhar para dentro e explorar temas que dificilmente são conversados com as crianças, como a perda e a solidão.
Minha opinião:O luto é inerente à existência humana e a autora traz isso para o universo da criança. Nem adultos sabem lidar com o luto, então imagina uma criança que perdeu a própria mãe. Karla aborda o tema de maneira profunda, poética e sensível por meio de ferramentas para ajudar a criança a lidar com essa dor eterna. As ilustrações são de Lia Rangel, que ajudam a deixar a atmosfera da obra ainda mais especial.
Título: Coisas incríveis acontecem na cabeça de Tim
Sinopse: Através da narrativa lúdica e cativante da história de Tim, embarcamos em uma jornada que nos aproxima dos sentimentos e pensamentos de uma criança com TDAH. Testemunhamos suas dificuldades com a atenção, hiperatividade e impulsividade, mas também celebramos seus momentos de alegria, criatividade e potencial.Ao longo da história, somos apresentados às ferramentas e estratégias que podem auxiliar Tim em seu desenvolvimento. Acompanhamos a importância da colaboração entre família, escola e profissionais especializados na criação de um ambiente acolhedor e propício para o aprendizado.
Mas a história de Tim não se limita apenas à informação, ela também nos convida a refletir sobre a importância da inclusão e da aceitação. Através da empatia e da compreensão, aprendemos a ver o TDAH não como uma limitação, mas como parte da criança, que podemos ajudá-la a despertar seu potencial.
Minha opinião: Neste livro, a autora irá abordar um tema que preocupa muitos os pais de crianças, ainda mais em um tempo tão hiperconectado, com vários autodiagnósticos feitos em redes sociais, preconceitos que existem na sociedade em relação ao TDAH e outras condições. A obra se apresenta com o objetivo de tranquilizar o leitor em relação às tensões que se tem antes e pós-diagnóstico.
Ilustração: Catarina Rangel
Título: Emoções dentro de mim: a raiva
Sinopse:Palavras, cores, formas, linhas, texturas e contrastes podem expressar e acessar os sentimentos dentro de nós, permitindo compreendê-los a partir da subjetividade de cada um. O livro Emoções dentro de mim: A raiva busca abraçar, apresentar e ensinar de forma lúdica como lidar com a chama que existe dentro da gente por meio da respiração e acolhimento, afinal tudo bem sentir! E a sua chama? Fica aí presa e provoca incêndios? Ou você a acalma quando começa a querer sair?
Minha opinião:Ter ferramentas para lidar com as emoções é extremamente necessário para vivermos em sociedade e, quando essas questões são desenvolvidas desde criança, isso se torna ainda mais eficaz para o futuro adulto que essa criança se tornará. A autora acerta precisamente ao abordar esse tema em uma obra voltada ao público infantil.
Ilustração: Catarina Stutz

Título: Neste mundo azul
Sinopse:Já imaginou como seria o mundo se todos fossem iguais? E se nos jardins só existissem margaridas brancas? Ou se no céu voassem apenas borboletas amarelas? A natureza é feita de cores, formas e encantos diversos – assim como nós! Embargue nessa aventura e descubra como é justamente a beleza das diferenças que torna o mundo um lugar extraordinário.
Minha opinião: O preconceito sempre existiu, mas em tempos que, por muitas vezes, se perdeu o tabu em discriminar, em ofender, a obra traz de uma maneira muito lúdica e clara para a criança sobre o amor e o respeito ao próximo. E em entender que vivemos em um mundo plural, que as pessoas são diferentes, trazendo uma perspectiva positiva em meio a toda essa adversidade, com apenas a lição do respeito.
Ilustração: Pietro Peres
Onde comprar: Loja da autora
Título: Lia e a baleia
Sinopse: Quando a noite chega, Lia sente um friozinho na barriga: será que vai conseguir dormir sozinha? Mas, com o abraço macio da baleia azul, ela descobre que o medo pode ser acolhido, entendido e, pouco a pouco, transformado em coragem, confiança e autonomia.
Minha opinião: Livro indispensável para pais e filhos que estão passando por essa fase. A obra aborda também a questão do brinquedo de estimação da criança, que muitas vezes será a primeira amizade, o apoio emocional que ela precisará para lidar nesses primeiros anos de vida. Muito singela e bonita a historinha.
Ilustração: Juliana Rangel
Conclusão: A autora traz livros que fogem da linguagem tatibitate – infantilizada para as crianças, pelo contrário, com histórias e mensagens que fazem a criança refletir, criar, imaginar e se desenvolver nesse período de crescimento e descobertas. São obras que fazem até o adulto acender o alerta para tantos temas que nos cercam de maneira tão profunda e que se escondem lá no nosso íntimo.