Resenha : Dom Casmurro

 

Titulo : Dom Casmurro

Autor : Machado de Assis

Editora : Paulus

Nota : 

Sinopse ( Skoob)  : Machado de Assis (1839-1908), escrevendo Dom Casmurro, produziu um dos maiores livros da literatura universal. Mas criando Capitu, a espantosa menina de “olhos oblíquos e dissimulados”, de “olhos de ressaca”, Machado nos legou um incrível mistério, um mistério até hoje indecifrado. Há quase cem anos os estudiosos e especialistas o esmiúçam, o analisam sob todos os aspectos. Em vão. Embora o autor se tenha dado ao trabalho de distribuir pelo caminho todas as pistas para quem quisesse decifrar o enigma, ninguém ainda o desvendou. A alma de Capitu é, na verdade, um labirinto sem saída, um labirinto que Machado também já explorara em personagens como Virgília (Memórias Póstumas de Brás Cubas) e Sofia (Quincas Borba), personagens construídas a partir da ambiguidade psicológica, como Jorge Luis Borges gostaria de ter inventado.

+ DOM CASMURRO : Bentinho e Capitu são criados juntos e se apaixonam na adolescência. Mas a mãe dele, por força de uma promessa, decide enviá-lo ao seminário para que se torne padre. Lá o garoto conhece Escobar, de quem fica amigo íntimo. Algum tempo depois, tanto um como outro deixam a vida eclesiástica e se casam. Escobar com Sancha, e Bentinho com Capitu

Minha Opinião : Um dos meus clássicos da Literatura Brasil preferidos. Muito mistério na história , que o narrador deixa para o próprio leitor tirar suas próprias conclusões. Não tem como não ficar encantado com o romance de Bentinho e Capitu , a dificuldade que eles enfrentaram para estarem juntos , a forma que eles se arriscam , afinal mãe dele, por força de uma promessa, decide enviá-lo ao seminário para que se torne padre. O livro me trouxe várias frustrações referente  ao amor , a paixão. A traição está presente nesse livro ,mas de maneira duvidosa.

 

Anúncios
por gabriel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s