Normal People- Pessoas Normais ( Livro + Série)

Normal people: Sally Rooney | Amazon.com.br

Nome: Pessoas Normais

Autora: Sally Rooney

Editora: Companhia das Letras

Nota:

Compre: https://amzn.to/3opSgrz

Sinopse oficial : Na escola, no interior da Irlanda, Connell e Marianne fingem não se conhecer. Ele é a estrela do time de futebol, ela é solitária e preza por sua privacidade. Mas a mãe de Connell trabalha como empregada na casa dos pais de Marianne, e quando o garoto vai buscar a mãe depois do expediente, uma conexão estranha e indelével cresce entre os dois adolescentes – contudo, um deles está determinado a esconder a relação.

Um ano depois, ambos estão na universidade, em Dublin. Marianne encontrou seu lugar em um novo mundo enquanto Connell fica à margem, tímido e inseguro. Ao longo dos anos da graduação, os dois permanecem próximos, como linhas que se encontram e separam conforme as oportunidades da vida. Porém, enquanto Marianne se embrenha em um espiral de autodestruição e Connell começa a duvidar do sentido de suas escolhas, eles precisam entender até que ponto estão dispostos a ir para salvar um ao outro. Uma história de amor entre duas pessoas que tentam ficar separadas, mas descobrem que isso pode ser mais difícil do que tinham imaginado.

Minha Opinião: 

Mariane Cornell estudam na mesma escola e por lá não se falam, praticamente fingem que nem se conhecem. Apesar de não ser segredo pra ninguém que a mãe dele é empregada na casa dela.
Mariane não tem amigos, totalmente isolada e só. Já Cornell é superpopular na escola e tem vários amigos. A premissa da história é basicamente essa.

A historia se passa em um tempo de 4 anos com capítulos de 2011 a 2014.

Durante o Ensino Médio e a vida Universitária dos protagonistas.

A escrita da autora não é nada linear. E sem conclusões de acontecimento. A gente não sabe necessariamente tudo que está acontecendo. Tudo fica meio inconclusivo.

O intervalo de acontecimentos existem lacunas de semanas e meses. Sempre orientado no início de cada capítulo.

O livro traz basicamente uma reflexão sobre o diálogo, o quanto é importante falar. E que nem sempre tudo que dizemos é claro, devemos sempre deixar o mais claro possível tudo que sentimos e queremos para as pessoas.

A obra é muito vida real, talvez seja por isso que seja um queridinho da crítica e do público. Tudo que acontece com os personagens e as situações criadas são 100% reais de acontecer.

Escancara os nosso erros em qualquer tipo de relação.

Nem sempre um sinal, um gesto, uma atitude deixa as coisas mais claras do que o diálogo 100% real e lúcido.

Série: 

Normal People: muito mais do que uma história de amor | Vogue.pt

A adaptação é bem fiel ao livro e serve como complemento para a obra. Uma fotografia poética e sensível, mas ao mesmo tempo pouco explorada em episódios curtos e que acabam excluindo qualquer tipo de adoração um pouco mais contemplativa.  Outra característica que deve ser avaliada é que a adaptação deixa a história um pouco mais leve, principalmente em partes mais dramáticas e violentas detalhadas pela autora no livro, já na série o tom dos acontecimentos muitas vezes foi representado de maneira muito mais leve, do que de fato aconteceram.

por gabriel