Resenha: Sombras com Rosto

Sombras com Rosto

Nome: Sombras com Rosto

Autora: Alexandra Ferreira

Nota: 

Compre: fnac / Livraria Atlantico   Livraria Atlântico Brasil

Redes: facebook /  Instagram

Sinopse: A história escreveu o fado de um pacato país plantado num cantinho soalheiro da Península Ibérica, gritando o hino da liberdade e espalhando cravos vermelhos pelas ruas.
Uma revolução atípica que ditou o destino de um povo e a separação de dois amantes, cujo amor puro imortalizou-se nas sombras de um passado sempre presente.
Duas vidas vivenciadas num paralelismo imperfeito, por duas mulheres que percorrem estradas divergentes, que convergem na paixão como encenam o seu papel no universo.

Minha opinião: neste meu primeiro contato com a escrita da autora já consegui me encantar com suas palavras, apesar de um inicio de livro levemente arrastado, do meio a adiante a obra nos prende até quase o final. “Sombras com rosto” é um livro extremamente forte, político e feminista.

É louvável como Alexandra conseguiu construir quase perfeitamente uma história que traz as perspectivas de três mulheres diferentes, da mesma família e as escolhas que fizeram em suas vidas, conforme os contextos de cada época, vivências e que se entrelaçam em um só.

Sem dúvidas os destaques ficam para as partes dedicadas às personagens Marta e Diogo. Ambos tentam encarar uma relação em meio a uma divisão que é intrínseca à família  e a origem deles. Ela de família conservadora e de direita, já ele um personagem de esquerda e ligado ao comunismo.

Apesar de outrora já conhecermos diversas obras com esses “amores impossíveis”, divisão de famílias… em obra de Shakespeare conhecemos uma das histórias mais famosas, mas Alexandra Ferreira em ” Sombras com Rosto” traz o seu olhar em sua escrita, levantando por diversas vezes as questões do feminino que explicam a sociedade e nos contextualiza no decorrer aos acontecimentos.

Este livro é uma leitura obrigatória para este tempo e para os próximos…

por gabriel