Em junho de 2022 comecei a assistir Dawson’s Creek. Já tinha ouvido falar da série, mas não tinha dado muita atenção. Quando entrou no catálogo da Netflix em 2021 fiquei de ver, mas acabei vendo pelo Net Now- Clarovideo em junho de 2022 e terminei no final do ano passado. Agora estamos em agosto de 2023 e estou escrevendo sobre. É a minha segunda tentativa de escrever este texto. A primeira começou em maio, mas pausei e só retomei agora. Até hoje fico pensando na série e não conseguia vir aqui escrever sobre. Parecia que eu não estava pronto ou não sabia o que dizer a respeito da série. Nada parecia estar à altura da produção para merecer este texto.
Dawson´s Creek é uma série norte-americana que foi ao ar de 1998 até 2003 com 128 episódios exibidos em 6 temporadas. É uma produção da Sony Picture Television, exibido originalmente pela WB. No Brasil ganhou projeção pelo canal a cabo Sony. Também chegou a ser exibido na TV Globo e na Record TV.
A série é centrada na vida de Dawson Leery, vivido pelo ator James Van Der Beek, que vive na cidade fictícia de Capeside, ambientada verdadeiramente na Carolina do Norte, em Wilmington. Ele tem como melhor amiga a personagem Joey, do qual ele convive desde a infância, outro amigo de Dawson é o Pacey. Os três juntos formam um grupo de amigos muito próximos que vivem sendo atores dos filminhos produzidos pelo protagonista que é abertamente um aspirante a cineasta.
Dawson’s Creek é uma série cheia de diálogos profundos e fortes dos personagens, mesmo com pouca idade eles já têm uma visão ampla sobre o mundo. As trocas entre Dawson e Joey são incríveis e perambulam por questões sobre amadurecimento. Logo no início temos a resistência de Joey em dormir na mesma cama com Dawson, porque ela já é uma moça de 15 anos e para ela, eles não podem mais dormir juntos.

Os personagens acabam tendo uma relação de apoio muito forte. Dawson começa a ter problemas com a família, em especial a mãe que começa a ter relações extraconjungal. Já Joey é um drama à parte, ela perdeu a mãe para um câncer e o pai está preso. Ela é criada pela irmã, que até então está grávida.

As noites de Dawson e Joey são regadas de filmes, muitos deles alugados na locadora em que ele trabalha com o amigo Pacey.
Pacey, este que é um personagem bem mulherengo, logo no início já acaba tendo uma relação com uma mulher mais velha, acaba sendo o engraçadinho da turma, mas também tem seus problemas, vide a sua complexa relação com seu pai.

Quem é a mais novata da turminha é a Jen, personagem que é neta de uma vizinha nada humorada de Dawson. Jen chega a Capeside para viver com a mãe, após conturbadas relações com os seus pais que a fazem começar a morar com sua avó.
Logo a nova vizinha já chama a atenção de Pacey e Dawson. O que acaba causando um grande ciúme em Joey que tem um amor meio secreto por Dawson, mas o mesmo ainda não percebeu.
:max_bytes(150000):strip_icc()/tsddacr_ec129_h-2000-36b4aa68557044fead63187a6a0ebfd1.jpg)
Dawson logo se envolverá com a Jen, mas não irá durar muito assim que perceber sua grande paixão por Joey.

Ao decorrer das temporadas outros personagens se juntarão ao elenco, como os irmãos Andie e Jack.

Muitas trocas de casais, brigas, amores e centenas de questões humanas são abordadas ao longo da série. Sempre exigindo o amadurecimento das personagens em meio às adversidades da vida.

Dawson ‘s Creek foi pioneira no segmento jovem e se tornou referência para muitas séries depois.
No fim dos anos 90, o programa trouxe debates envolvendo racismo, homofobia, sexualidade, luto, violência sexual, relacionamento tóxico, alcoolismo, depressão, ansiedade e diversas questões envolvendo saúde mental.

A série se tornou uma das minhas favoritas da vida e a trilha sonora é um ‘show’ à parte. Cheio de descobertas musicais incríveis e cheia de artistas independentes e alternativos.
DC envelheceu como vinho. Diferente de muitas outras séries dos anos 90/2000, as temáticas e diálogos de Dawson ‘s Creek são atemporais.
Dawson é o meu personagem preferido, diferente da maioria das pessoas que odeiam e acaba sendo considerado por muitos um dos piores protagonistas. Ele é sonhador, teimoso, por muitas vezes imaturo, mas podemos descontar por ele estar na adolescência durante parte da série. Além disso, tudo ele também é um amigo leal, um bom filho, um bom namorado e extremamente sensível e idealista. Durante sua trajetória, ele vai enfrentar muitos desafios, como descobrir que sua mãe está traindo o seu pai, saber lidar com as críticas de sua aspirante carreira de cineasta e por ora até pensar em desistir.

Ele será traído por Joey e Pacey, que terão um relacionamento secreto, sem contar a Dawson e que sofrera muito ao descobrir.

Dawson ainda pagará a faculdade da Joey e os dois ainda acabam se envolvendo em temporadas seguintes.

Dawson ainda enfrentará a morte de seu pai e terá que assumir as obrigações e cuidados de sua mãe e irmã. O personagem enfrentará um período bem conturbado de luto e precisará amadurecer para conseguir seguir.

A vida de Dawson Lerry na Universidade não será de muito sucesso, o personagem não se adapta ao local e pensa em se mudar para ficar próximo de Joey. A carreira do jovem em Hollywood também será cheia de desafios, Dawson acaba tendo muitos conflitos com o diretor de um filme do qual ele começa a trabalhar e acaba ficando sem trabalho. Ele também teve muita dificuldade em emplacar projetos no cinema. Dawson engatou diversos relacionamentos para tentar esquecer Joey, mas sempre voltava para ela.

Entretanto, lá na terceira temporada foi formado um triângulo amoroso. Naquele momento Joey escolheu Pacey. Depois eles terminaram.
Team Dawson ou Team Pacey?
A maioria do público na internet é Team Pacey e foi justamente com ele que Joey terminou.

Pacey é carismático e galanteador, mas nem sempre foi um bom amigo para Dawson. Ele ficou com a alma gêmea de Dawson, a Joey.
Pacey terminou a escola e acabou não participando da formatura e não foi para nenhuma universidade. O personagem decidiu buscar o autoconhecimento vivendo sozinho em um barco em mar aberto. Antes disso, ele chegou a se relacionar com sua professora, com quem perdeu a virgindade com uma mulher mais velha, sendo ele menor de idade.

Depois na segunda temporada ele vai se envolver com a Andie, menina doce e inteligente que chega à cidade, após ter perdido um dos irmãos. Ela vive com o outro irmão (Jack) e com a mãe, que passa por diversos problemas mentais, após a perda do filho. Andie fica na série até a quarta temporada. Sua passagem pela série é recheada de dramas e crises. Ela chega até ser internada em uma clínica, após episódios problemáticos envolvendo a sua saúde mental.
Pacey, depois começa a trabalhar em restaurante como chefe e depois entra para o mundo dos negócios, ramo que ele começa a ter muito sucesso financeiramente, mas depois acaba tendo sérios prejuízos. Um dos casos foi a perda de um investimento que o Dawson fez com ele.
O irmão de Andie, o Jack, é um personagem que inicialmente se envolve com Joey, mas depois acaba se assumindo gay. Durante a série ele vai se envolver com alguns rapazes, mas antes disso passará por um episódio de preconceito envolvendo um professor da escola.

O personagem Jack foi um marco ao mostrar a primeira cena de um beijo homoafetivo na TV americana. O pai do jovem terá muita resistência em aceitar o filho, então ele acaba saindo de casa.

Jack desenvolve no decorrer das temporadas uma amizade muito forte com Jen, com quem passa até a morar por um determinado tempo.

Jen se envolve com Dawson e com vários outros rapazes no decorrer da série. Ela por muitas vezes não tem sorte no amor. Na quarta temporada é possível conhecer mais sobre a história da Jen, sua origem e a história real por trás dos motivos que fez com que ela se mudasse para Capeside.

Nessa parte da trama é abordado muito a relação tóxica e complexa que ela tem com os pais. São muitos traumas e feridas que são expostas no decorrer dos acontecimentos.
A avó de Jen é uma religiosa fanática e isso gera vários embates entre avó e neta por diversas situações, até elas conseguirem se entender. Com o tempo elas se tornam muito amigas e confidentes.
Apesar de Dawson ser o meu personagem preferido, a personagem melhor construída é a Jen. É notório todo o amadurecimento dela durante a série, o quanto ela se conhece, sempre ajuda o próximo e se questiona o tempo inteiro.
Jen e Dawson são os únicos personagens que procuram terapia. É bem interessante a forma que a série conduz essa busca e a necessidade que os personagens se veem de procurar ajuda psicológica.
Infelizmente o desfecho da Jen é muito triste. Ela engravida e tem uma filha, mas meses depois acaba descobrindo uma doença e morre.

Quem fica encarregado de cuidar de sua filha é o seu grande amigo, Jack.

Apesar da série se chamar “Dawson’s Creek” para muitas pessoas a série poderia ser“ Joey’ s Creek”. Seria a Joey a verdadeira protagonista? É algo que muitos questionam, mas não é para menos. Já que ela é a única personagem a aparecer em todos os episódios. Nem o Dawson está em todos…

A Joey na série tem uma trajetória de altos e baixos. Além dos dramas familiares, ela tem esse impasse com Dawson. No decorrer eu entendi que é como se fosse uma gratidão que ela tem a ele por tudo que fez.
Existe uma dependência emocional bem grande dos dois e se faz necessário a separação em algumas ocasiões para eles se conhecerem. Na primeira temporada ela deixa de ir à França para não deixar Dawson, afinal ele sempre esteve com ela em todos os momentos. Quando ela perdeu a mãe, Dawson estava lá, quando o pai foi preso Dawson, quando ela tomou coragem de visitar o pai na cadeia mais uma vez Dawson.
A ligação deles é muito forte, algo de alma e são definitivamente almas gêmeas. Eles se conhecem pelo olhar.
Quando Joey precisa de uma carta escrita pela pessoa que a mais conhece, naquele primeiro momento ela ainda namora Pacey, mas acaba sendo o Dawson o escolhido para escrever a carta.
Até o Pacey sabe, que mesmo estando com a Joey, o que ela e o Dawson tem eles nunca terão e isso até de certo modo influencia no término do namoro de Dawson com Jen, que também sabe que não tem como competir com os dois.
Joey também vai se envolver com vários rapazes e até com seu professor na Universidade. É bem gostoso de acompanhar a vida universitária da Joey, principalmente se você for amante da literatura como eu.
:max_bytes(150000):strip_icc()/dawsons-creek-01-a347eb4479a140a58ce31ced7acadf97.jpg)
Dawson e Joey não terminam juntos. Ela escolhe Pacey.

Dawson acaba sozinho e ainda não conquistou o sucesso no cinema, mas na televisão ele conseguiu emplacar um seriado autobiográfico que é um sucesso. Além disso, ele acaba recebendo um telefonema de seu grande ídolo, o Steven Spielberg.
A trilha sonora de Dawson ‘s Creek é fantástica. Duas músicas foram os grandes temas de abertura
O “Pautando & Comentando” do dia 24/10/2023 foi sobre os 25 anos da série. Assista na íntegra: