
Sinopse:
Em 1938, Winton visitou Praga e se deparou com famílias deslocadas pela guerra vivendo em condições extremamente precárias. Eram milhares de famílias que haviam sido forçadas a abandonar suas casas e partir da região norte da Tchecoslováquia para a capital em uma tentativa de fugir das tropas nazistas.
Enquanto uma crise humanitária sem precedentes se desenrolava, com campos de refugiados lotados enfrentando o rigoroso inverno europeu e a ameaça constante de uma invasão nazista, Winton estava convencido de que poderia coordenar o transporte seguro de crianças refugiadas para o Reino Unido.
Em uma corrida contra o tempo, Winton e um improvável grupo de apoio trabalharam incansavelmente para resgatar o maior número de crianças possível antes do fechamento das fronteiras. Durante o ano de 1939, eles conseguiram organizar a partida de oito trens de Praga e salvar a vida de 669 crianças.
Minha opinião:
Filme baseado em uma história real de Nicholas Winton. Originalmente, a filha do humanitário, Barbara Winton.
O longa-metragem traz no elenco nomes como o de Anthony Hopkins e Helena Bonham Carter. A direção é de James Hawes — Enid (2009) e Doctor Who (2005).
A história se passa em um contexto de Segunda Guerra Mundial, Alemanha nazista e o domínio de Hitler sob a nação.
Regado de sensibilidade, a produção traz uma mensagem de esperança pela bondade e o humanismo de Nicholas Winton, que se descreve como um agnóstico e socialista.
Um ser incansável de fazer o bem, esperançoso por dias melhores, que acredita no que para muitos soa como impossível.
“Se algo não é obviamente impossível, então deve haver uma maneira de fazer”.

Mesmo resgatando 669 crianças judias do holocausto, Nicholas carrega uma tristeza por não ter conseguido salvar mais vidas.
O filme mistura lembranças da época em que resgatou os refugiados com o momento presente, já idoso, casado, com uma filha e se tornando avô
Em um mundo cada vez mais individualista, o personagem traz o ao espectador uma esperança em acreditar que existem seres humanos do bem, pessoas que querem a todo custo ajudar o próximo.
14 de março no cinemas.